Tenho certeza de que muitos pais se perguntam se ensinar os filhos a ler é uma boa ideia ou não, especialmente se seu filho não gosta realmente disso. Bem, acho que é uma ideia muito boa e vou lhe dizer por quê. Em primeiro lugar, a leitura é uma linguagem universal, e quase todo mundo gosta dela, incluindo crianças!

Agora que já resolvemos isso, qual é a melhor maneira de ensinar seu filho a se tornar fluente? Na verdade, é muito simples. Acontece que existem três maneiras principais de fazer seu filho aprender uma segunda língua. Eles não são perfeitos, mas são o melhor caminho a seguir e podem ser implementados hoje. A melhor maneira de fazer isso é por imersão. Mergulhe-os na língua-alvo desde tenra idade.

Agora, existem duas opções para você, se quiser fazer isso. Você pode ir a um centro de imersão ou ler em voz alta no idioma de destino para eles. Eu recomendaria fazer ambos. Se você está lendo em voz alta para eles, está forçando-os a aprender as regras gramaticais, nas quais eles podem não estar tão interessados ​​no início.

Com um bom livro sobre aquisição de linguagem como “The Nd spelling Learning Guide”, você verá porque a imersão é um ótimo caminho a percorrer. Existem três benefícios principais que você receberá com este método:

Seu filho será exposto à linguagem falada durante a leitura. Este é o primeiro grande passo em direção à fluência, porque seu cérebro finalmente começará a reconhecer as palavras faladas. Assim que seu filho começar a ouvir muitas palavras faladas, ele começará a associá-las à palavra escrita. Essa é a melhor maneira de ler um livro. Ao ler um livro em voz alta para você, eles serão forçados a ouvi-lo e entendê-lo e, ao ouvi-lo, poderão associá-lo à linguagem falada.

Outra coisa que você aprenderá lendo livros em sua língua materna é que seu filho tenderá a ter um vocabulário melhor. Lembre-se de que nem sempre é fácil aprender palavras novas e, quando seu filho tentar aprender uma palavra nova, ele a traduzirá para o equivalente da vida real e soará como a palavra que ele conhece. Um bom livro ajudará nisso porque um bom livro soará como a palavra que eles conhecem e, à medida que envelhecem, serão capazes de associar a palavra escrita à palavra falada. Ler livros na língua materna é uma das melhores maneiras de ensinar os sons do alfabeto a seus filhos e até mesmo de aprender novas palavras por conta própria!